Como utilizar o ChatGPT
Em primeiro lugar, você sabe o que é e como utilizar o ChatGPT? Quais palavras-chave relevantes devem ser usadas e quais são as suas desvantagens? Não sabe tudo como funciona? Então vamos entender ajudar a compreender.
Antes de mais nada, veja o que abordaremos aqui:
- Introdução
- O que é ChatGPT?
- Como usar o ChatGPT
- Palavras relevantes
- Quais são as desvantagens do ChatGPT?
01. Introdução
O ChatGPT tem se tornando viral e todo mundo está falando sobre ele. Mas afinal o que é o ChatGPT? Ele substituirá o Google ou destruirá a criatividade das pessoas? De que fora você deve usá-lo? Para entender melhor o ChatGPT, vamos primeiro conhecê-lo um pouco melhor.
Fique por dentro de tudo o que você precisa saber sobre o ChatGPT, como ele funciona, como ele pode ajudar na construção de sua marca, na produção de conteúdo, nas estruturações de SEO e as desvantagens de usá-lo.
02. O que é ChatGPT
Criado por um laboratório de pesquisas em inteligência artificial dos EUA chamado OpenAI, o Chat-Based Generative Pre-Trained Transformer (ChatGPT) é um algoritmo baseado em inteligência artificial, capaz de participar ativamente de discussões e gerar respostas relacionadas a consultas de forma humana.
03. Como se alimenta?
O ChatGPT se alimenta de informações que coleta na internet. Graças ao aprendizado, ele aproveita dados desse treinamento rotulados para ajudar e a criar modelos fazendo previsões precisas, podendo analisar grandes quantidades de dados e sugerir previsões para respostas automatizadas a perguntas e respostas que podem compreender contextualmente conversas históricas.
Com todo esse conhecimento rotulado, ele pode realizar mais tarefas (como escrever artigos, realizar pesquisas e análises, compartilhar dicas sobre como direcionar tráfego, criar meta descrições, criar textos de anúncios e até mesmo programar código). A popularidade do ChatGPT e seus feitos o fez superar todas as limitações da tecnologia, com capacidade aparentemente ilimitadas. Logo, a ideia de utilizá-lo para criação de SEO, conteúdos, anúncios, marketing digital e outros é óbvia. Veja como utilizar o ChatGPT para seus trabalhos de SEO e gerar conteúdo digital.
04. Como utilizar o ChatGPT para seus trabalhos de SEO e gerar conteúdo digital
O ChatGPT é uma ferramenta de IA poderosa — e muitos profissionais com visão de futuro que se preze pensam em como tirar vantagens disso.
Dessa forma, conheça alguns princípios e práticas recomendadas e saiba como o ChatGPT para fins de gerar conteúdo e SEO:
IDENTIFIQUE PALAVRAS-CHAVE RELEVANTES
Não pense que a inteligência artificial vai fazer tudo e te entregar o melhor conteúdo, saber conduzir as perguntas e palavras-chave se trata de algo extremamente importante para obter melhores resultados que economizará tempo tanto para você como para que o chat não compreenda seu resultado.
Se você ainda não sabe utilizar, tudo que precisa aprender é que para ter bons resultados você precisa conduzir de forma inteligente o que quer que ele faça. Para utilizar técnicas SEO, informe primeiramente as palavras chaves para que o ChatGPT introduza e relacione dentro de seu conteúdo. Escolha introduzir em seus textos essas palavras chaves, de modo que que os usuários ao pesquisar encontrem facilmente seus conteúdos.
Seja para buscar inspiração, incluir palavras em seus conteúdos, sendo encontrado em resultado de pesquisa, garanta uma competição saudável e não exagere.
VERIFIQUE A ORTOGRAFIA E GRAMÁTICA
Criar um conteúdo com no ChatGPT, não significa que está totalmente correto e ter um texto totalmente adequado a sua necessidade. Baseado em informações de inteligência artificial, ele pode se tornar seu assistente de escrita diário, mas pode também ter informações incorretas. Você pode melhorar sua qualidade e estilo de escrita, sugestões e feedbacks dados pelo pela inteligência artificial. Depois de corrigido, você pode até solicitar novamente para o chat corrigir novamente os erros de ortografia e gramática que o conteúdo que você alterou possa ter.
OTIMIZAÇÃO DE CONTEÚDO
Sabemos que uma das principais estratégias de SEO para aumentar o tráfego orgânico e ganhar a confiança do Google e dos leitores é ter um ótimo conteúdo de alta qualidade que o público esteja procurando.
Embora o ChatGPT seja focado principalmente em fornecer respostas, ele também pode ser usado para dar suporte a várias atividades relacionadas a SEO, incluindo pesquisa e análise. Ao utilizar o CHATGPT para criar um pedaço inteiro de conteúdo escrito, sua publicação deve passar por edição ou revisão suficiente para manter a qualidade e não ser algo tão robótico. Além disso, ele viola as diretrizes do Google ao incluir apenas conteúdo gerado por IA. O melhor uso do ChatGPT (e de todas as ferramentas de IA) é para dimensionar o SEO para tornar os esforços de marketing mais produtivos.
Utilize o ChatGPT para Criar Biografias Instagram
Saiba empregar as melhores maneiras e extrair o melhor conteúdo através do ChatGPT, como por exemplo:
- Gerar um esboço ou um resumo de conteúdo
- Gerar tópicos relevantes para segmentar usando palavras-chave
- Resumir páginas da web para criar meta descrições
- Criar títulos para o conteúdo da sua página
- Reformular seu conteúdo existente para evitar duplicação
- Gerar perguntas frequentes com base no seu conteúdo
- Fornecer fatos e estatísticas para usar como entrada para apoiar seu conteúdo
- Gerar um resumo do seu conteúdo
- Realizar análise de sentimento do conteúdo
- Agrupar artigos usando a relevância semântica de seus títulos
- Gerar sites populares e relevantes para divulgação
- Reformular os e-mails de divulgação para torná-los únicos
- Geração de dados estruturados para seu conteúdo
- Inclusão de Tags para usar nas páginas do seu site
- Gerar regras para redirecionamentos
05. Quais são as desvantagens do ChatGPT?
Apesar dos efeitos positivos do ChatGPT, ainda é importante dizer que o ChatGPT pode fornecer informações falsas, incorretas ou sem sentido, ele pode ser usado para disseminar notícias falsas e desinformação. Contudo, essa tecnologia pode ser arriscada e pode levar a penalidades se mal utilizada. É importante observar e sempre levar em considerações as leis que de cada país, respeitando como por exemplo no Brasil a Lei Geral de Proteção de Dados (LGDP).
Vamos verificar quais são as quatro principais desvantagens de usar o ChatGPT e o que você precisa prestar atenção antes de usá-lo:
CHAT NÃO É UM HUMANO:
Além disso, o ChatGPT não é humano e não pode ser compatível com a inteligência humana. Conteúdo personalizado é a chave para o sucesso de qualquer estratégia de marketing; você não pode confiar nessa ferramenta para agregar valor e criar uma cópia na voz da sua marca com suas capacidades únicas. Para evitar os desafios mencionados acima e usar o ChatGPT de forma mais eficiente, é essencial perceber que o ChatGPT e todas as outras tecnologias baseadas em IA devem ser usadas como assistentes e facilitadores — e não como substitutos para humanos.
EVENTOS ATUAIS SÃO DESCONHECIDOS.
Atualmente, os dados do ChatGPT de conhecimento foram treinados até outubro de 2023, com informações coletadas até essa data. Mas ele consegue buscar informações atualizadas na internet para fornecer dados e eventos posteriores, porem pode ter dados desatualizados e não ser reais. Sempre verifique atentamente todo conteúdo.
PODE SER IMPRECISO.
O ChatGPT pode substituir em alguns casos a inteligência humana e só às vezes fornece informações 100% precisas. Porém o conteúdo de IA possa ser informativo e bem escrito na maioria das vezes, ele precisa de mais profundidade e perspectiva para torná-lo de alta qualidade e único. Além disso, é impossível evitar que forneça informações erradas ou incorretas, então você deve estar mais atento a como ele responde às consultas para evitar qualquer tipo de dado ou confusões equivocadas.
ELE REQUER INSTRUÇÕES ALTAMENTE DETALHADAS.
Apesar de ter sido projetado para fornecer um serviço mais personalizado e útil aos usuários, o ChatGPT, sendo de inteligência artificial, pode ter dificuldade em entender o contexto, especialmente sarcasmo e humor, podendo interpretar mal o contexto ou oferecer respostas imprecisas em algumas situações, ser usado para disseminar notícias falsas e desinformação.Tenha sempre informações detalhadas para produzir conteúdo de maior qualidade que tenha mais probabilidade de ser original, infundir experiência genuína em primeira mão ou assumir um ponto de vista específico. Quanto mais instruções o ChatGPT receber, mais sofisticada será a saída.
Como estratégias para criar conteúdo de qualidade, seja para SEO de seu site, Marketing Digital ou outros serviços, sabemos que sem dúvida, o ChatGPT baseado em IA já está transformando das áreas do digital — trazendo novas oportunidades e chances de aprimorar melhores resultados e conquistar novos horizontes. Embora essa tecnologia impressionante seja adequada para várias tarefas não cognitivas, combinada com o poder de processamento e a criatividade das mentes humanas, ela pode ajudar as empresas a economizar tempo e aumentar a eficácia de seus resultados.